O Que Fazemos

Back

Avaliação de Impacte Ambiental

A BIOTA avalia os valores e serviços da biodiversidade em projetos de diversos setores de atividade. A nossa experiência abrange vários tipos de estudos, como Estudos de Base, Estudos de Viabilidade, Due Diligence, Avaliação Ambiental Estratégica, Hierarquia de Mitigação, entre outros. A experiência da BIOTA permite-nos atuar em amplas áreas geográficas e em diversos tipos de ecossistemas – terrestres, dulçaquícolas e marinhos –, cumprindo a legislação nacional aplicável e as diretrizes internacionais relevantes (IFC, Banco Mundial, etc.).

Projetos

Translocação de Bivalves de Água Doce – Compensação MC12n.n para atingir a Ausência de Perda Líquida no Projeto Hidroelétrico de Foz Tua

Localização: Trás-os-Montes

Cliente BIOTA: EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A.

Cliente Final: EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A.

Data de Início: 2015

Data de Conclusão: 2018

Componentes: Bivalves de água doce.

Descrição do projeto: O projeto consistiu na translocação de mexilhões de água doce da área do futuro reservatório para zonas a montante da bacia hidrográfica, com o objetivo de reforçar as populações nas áreas recetoras. O trabalho incluiu a prospeção e seleção de áreas adequadas, bem como a monitorização subsequente para avaliar a eficácia da translocação, nomeadamente através da quantificação da sobrevivência e crescimento dos indivíduos.

Estudo de Impacte Ambiental das Barragens de Koudiat Bem Aida, Bounachi, Zaouia e Chachar - Componente Ecológica

Cliente BIOTA: COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, SA.

Cliente Final: Agence Nationale des Barrages et Transferts (ANBT)

Data de Início: 2014

Data de Conclusão: 2015

Descrição do projeto: O trabalho concentrou-se na avaliação dos efeitos sobre a vegetação, fauna terrestre e aquática, habitats naturais e biodiversidade. O estudo identificou impactos relevantes, sobretudo na área da futura albufeira e zonas adjacentes, incluindo espécies protegidas e habitats sensíveis. Para responder a esses desafios, foram propostas medidas de mitigação, programas de compensação ecológica e ações de monitorização ambiental, assegurando a conservação dos ecossistemas e promovendo a sustentabilidade dos empreendimentos hidráulicos.

Avaliação de Habitats Críticos e Plano de Ação para a Biodiversidade do Projeto Mineiro de El Espino

Cliente BIOTA: Sociedad Punta del Cobre S.A. (Pucobre)

Cliente Final: Sociedad Punta del Cobre S.A. (Pucobre)

Data de Início: Agosto 2024

Data de Conclusão: Agosto 2025

Descrição do projeto: O projeto teve como objetivo apoiar a mina de cobre El Espino (Chile central) através da realização de uma Avaliação de Habitat Crítico (CHA) e da elaboração de um Plano de Ação para a Biodiversidade (BAP), em conformidade com o padrão IFC PS6. Pretendeu identificar habitats e espécies sensíveis, avaliar os impactos potenciais e propor medidas de mitigação, compensação, restauro e monitorização, assegurando a conservação da biodiversidade local e a redução dos riscos ambientais associados ao desenvolvimento do projeto mineiro.

Caracterização ecológica de referência (onshore) no Norte de Moçambique

Localização: Palma, Província de Cabo DElgado

Cliente BIOTA: CH2MHILL

Cliente Final: Eni

Data de Início: Junho 2014

Data de Conclusão: Agosto 2015

Descrição do projeto: Inventário de campo da flora e fauna, abrangendo as seguintes comunidades: vegetação e habitats, invertebrados terrestres, ictiofauna, anfíbios, répteis, bem como aves e mamíferos marinhos e terrestres. Os métodos de amostragem incluíram levantamentos com armadilhas fotográficas, armadilhas pitfall, armadilhas Tomahawk, gravações de ultrassons de morcegos e transectos diurnos e noturnos. Os serviços dos ecossistemas também foram avaliados.

Estudo de Impacto Ambiental do Projeto da Central Fotovoltaica de Mourata e Respetiva Linha de Interligação - Componente Ecológica

Localização: Estremoz

Cliente BIOTA: Strix - Ambiente e Inovação, Lda.

Cliente Final: Prosolia Portugal, Lda.

Data de Início: 2017

Data de Conclusão: 2018

Descrição do projeto: Trabalho de campo para avaliação da flora e fauna, incluindo flora e habitats, anfíbios, répteis, aves e mamíferos terrestres. Os métodos de amostragem incluíram pontos de inventário de flora, transectos de fauna e pontos de contagem de aves. O desenvolvimento da componente de ecologia incluiu também a avaliação dos impactes nos valores ecológicos decorrentes da Central Solar Fotovoltaica e da respetiva linha de ligação.

Estudo de Impacte Ambiental e Social do Projeto da Linha de Transmissão de Energia Chibuto-Dzimbene

Localização: Província de Gaza

Cliente BIOTA: Consultec - Consultores Associados, Lda.

Cliente Final: Electricidade de Moçambique, E.P.

Data de Início: Fevereiro 2021

Data de Conclusão: Outubro 2021

Descrição do projeto: A BIOTA desenvolveu a componente de biodiversidade e serviços de ecossistemas e a Análise Habitats Críticos de acordo com o Padrão de Desempenho 6 do IFC, no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental e Social. A linha de Transmissão de Energia de 275 kv desenvolve-se entre as substações de Chibuto-Dzimbene percorrendo 67 km na Província de Gaza.

Nota Técnica sobre a Compatibilidade Ecológica entre uma Central Solar Fotovoltaica e a Osga-de-parede de São Vicente

Localização: Ilha de S. Vicente

Cliente BIOTA: ProCME

Cliente Final: ProCME

Data de Início: Agosto 2024

Data de Conclusão: Setembro 2024

Descrição do projeto: No âmbito de um plano de gestão ambiental e social para a implementação de uma central fotovoltaica, elaborou-se uma nota técnica sobre a presença da osga-de-parede de São Vicente (Tarentola substituta), uma espécie endémica e protegida de Cabo Verde, bem como sobre medidas de mitigação e minimização destinadas a compatibilizar a presença da infraestrutura de produção de energia com a ocorrência desta espécie.

Avaliação de Impacte Ambiental da Linha Ferroviária Moatize–Nacala

Localização: Moatize (Maláui) e Nacala (Moçambique)

Cliente BIOTA: COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, SA.

Data de Início: Março 2010

Data de Conclusão: Janeiro 2011

Descrição do projeto: A linha férrea objeto do Estudo de Impacte Ambiental incluiu a construção do troço Este, entre Lirangwe (Maláui) e a fronteira com Moçambique, e a reabilitação do troço Oeste, entre a fronteira de Moçambique e Lilongwe (Maláui). A caracterização ecológica foi realizada com base na recolha de dados primários (trabalho de campo direcionado à flora e aos grupos faunísticos de vertebrados) e na compilação de dados secundários (bibliografia) sobre estas componentes, bem como sobre a biota aquática.

Sede

ABC-Apoio de Base à Criatividade
Convento de São Miguel das Gaeiras
2510-718 Gaeiras
Portugal

Escritório

Rua Carlos Ramos, n.º 9 A
Urbanização Jardim da Amoreira
2620-529 Ramada
Portugal

Siga-nos