Na BIOTA procuramos constantemente soluções inovadoras que aumentem a eficiência e a qualidade dos dados. Neste âmbito, a ligação entre o conhecimento académico e a consultoria técnica é um desafio que valorizamos, nomeadamente através da participação em projetos de investigação e atividades científicas, como planos de gestão de espécies e aperfeiçoamento de metodologias.
A BIOTA reconhece os benefícios crescentes da utilização de tecnologia de ponta e tira partido das melhores soluções disponíveis no mercado. Em parceria com a Innovation Makers, empresa da área das tecnologias de informação, desenvolvemos ferramentas inovadoras como o BIOTA Animal Finder.
Entre os serviços que disponibilizamos, destacam-se várias tecnologias: armadilhagem fotográfica, deteção acústica de morcegos, radar, telemetria, pesca elétrica, SIG e drones. Estas ferramentas são aplicadas em diversas áreas de atividade, incluindo avaliações de impacte ambiental, prevenção de mortalidade de fauna, formação e educação ambiental, investigação, e medidas de mitigação e compensação.
Cliente BIOTA: FCiências.ID
Cliente Final: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Data de Início: 2024
Data de Conclusão: 2024
Descrição do projeto: Projeto de investigação com participação de diversas entidades, como a Universidade de Évora, ISPA e Universidade de Coimbra. As principais atividades incluíram: - Testes dos impactos das condições hidráulicas em juvenis de mexilhões de água doce, exigindo a criação de mexilhões em cativeiro, conceção experimental e simulação de diferentes regimes de caudal e substrato em ambiente controlado; - Mapeamento de populações de mexilhões através de medições in situ, prospeções e análise SIG; - Estudo hidrológico de linhas de água, utilizando drones para medir o caudal superficial e a velocidade da água com recurso a termografia, seguido de análise dos dados; - Disseminação de resultados e publicação de artigos científicos.
Cliente BIOTA: Centro2020 / Portugal2020 / União Europeia – FEDER
Cliente Final: Centro2020 / Portugal2020 / União Europeia – FEDER
Data de Início: 2019
Data de Conclusão: 2023
Descrição do projeto: Desenvolvimento de um software para processamento inteligente de imagens de fauna obtidas a partir de várias fontes (e.g. armadilhagem fotográfica, drones), com base em algoritmos de aprendizagem profunda (deep learning). Dependendo do modelo, o software permite: • Detetar e contar animais; • Identificar espécies; • Analisar comportamentos (uso do espaço, hábitos alimentares, interações com outras espécies, entre outros). Apesar de a fase financiada estar concluída, o projeto continua em desenvolvimento, com melhorias contínuas e integração de novas funcionalidades.
Data de Início: 2024
Data de Conclusão: Em curso
Descrição do projeto: O projeto Gaia visa o desenvolvimento de uma ferramenta inovadora de suporte à realização de estudos na área de consultoria em biodiversidade, ao agilizar e automatizar o processo associado à realização de estudos de biodiversidade, fazendo uso da maturação das abordagens de processamento de linguagem natural (PLN), inteligência artificial (IA) e analítica.
Data de Início: 2024
Data de Conclusão: Em curso
Descrição do projeto: O projeto SDG Zebra pretende otimizar e desenvolver protocolos de deteção precoce eficazes nas bacias atlânticas da Península Ibérica, assim como desenvolver planos de atuação para eliminação precoce da espécie. Numa fase mais avançada do projeto, pretende-se iniciar a conceção de produtos inovadores para evitar a fixação e/ou remoção de mexilhão-zebra em diversos tipos de estruturas.
ABC-Apoio de Base à Criatividade
Convento de São Miguel das Gaeiras
2510-718 Gaeiras
Portugal
Rua Carlos Ramos, n.º 9 A
Urbanização Jardim da Amoreira
2620-529 Ramada
Portugal