A BIOTA atua em diversas regiões do mundo, com projetos desenvolvidos em Portugal, Espanha, Moçambique, Angola, Argélia, Malawi, Namíbia, Cabo Verde e Chile. Com uma equipa multilingue e uma rede internacional de peritos, garantimos uma abordagem sensível às realidades locais, tanto naturais como culturais. Desde 2008, já colaborámos em mais de 500 projetos de diferentes escalas, do local ao global.
Embora com forte presença em Portugal e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, mantemo-nos abertos a novos desafios noutras geografias. Consulte abaixo uma seleção de projetos internacionais ou aceda ao nosso portefólio para conhecer em detalhe todos os trabalhos desenvolvidos.
Serviço: Serviços de Ecossistemas Aquáticos
Localização: Angola
Cliente BIOTA: COBA – Consultores em Engenharia e Ambiente, S.A.
Cliente Final: Governo de Angola
Data de Início: 2012
Data de Conclusão: Novembro 2015
Descrição do projeto: Para cada região hidrográfica de Angola foram identificados os potenciais valores ecológicos relativos à fauna e flora, bem como a sua sensibilidade ecológica. Em seguida, foi aplicada uma escala de valorização da riqueza ecológica em cada região hidrográfica. Os caudais ecológicos foram estimados para cada região hidrográfica através do método de deslocamento de curvas. O Plano Nacional da Água de Angola encontra-se em vigor desde 2017.
Serviço: Capacitação
Localização: Lisboa
Cliente BIOTA: COBA – Consultores em Engenharia e Ambiente, S.A.
Cliente Final: GAMEK
Data de Início: 2014
Data de Conclusão: 2014
Descrição do projeto: O seminário de formação foi dirigido aos técnicos do GAMEK. A contribuição da BIOTA centrou-se na capacitação em métodos de avaliação da eficácia dos caudais ecológicos, no âmbito da Diretiva-Quadro da Água Europeia.
Serviço: Comunicação em Biodiversidade
Localização: Luanda
Cliente BIOTA: Centro2020, Portugal2020, União Europeia – FEDER
Cliente Final: Centro2020, Portugal2020, União Europeia – FEDER
Data de Início: 2018
Data de Conclusão: 2018
Descrição do projeto: Organização integral do seminário internacional, incluindo produção de materiais, divulgação mediática e digital, convite a oradores, definição do programa e apoio logístico.
Serviço: Conservação e Gestão
Localização: Província de Malanje
Cliente BIOTA: AURECON AMEI LIMITED/Geo Data Services Ltd.
Cliente Final: AURECON AMEI LIMITED/Geo Data Services Ltd.
Data de Início: Julho 2013
Data de Conclusão: Agosto 2013
Descrição do projeto: Plano de Ordenamento que contém diretrizes de natureza estratégica e caráter genérico que desenvolvem, a nível provincial, as Principais Opções de Ordenamento do Território Nacional, sob o modo de uso e ocupação dos solos rurais e urbanos que integram o desenvolvimento do território global de cada província, a serem concretizados pelos planos municipais e das grandes cidades com estatuto especial. A BIOTA desenvolveu o enquadramento à escala provincial das vertentes Biofísica, Histórica, Socioeconómica, Administrativa e Logística.
Serviço: Avaliação de Impacte Ambiental
Cliente BIOTA: COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, SA.
Cliente Final: Agence Nationale des Barrages et Transferts (ANBT)
Data de Início: 2014
Data de Conclusão: 2015
Descrição do projeto: O trabalho concentrou-se na avaliação dos efeitos sobre a vegetação, fauna terrestre e aquática, habitats naturais e biodiversidade. O estudo identificou impactos relevantes, sobretudo na área da futura albufeira e zonas adjacentes, incluindo espécies protegidas e habitats sensíveis. Para responder a esses desafios, foram propostas medidas de mitigação, programas de compensação ecológica e ações de monitorização ambiental, assegurando a conservação dos ecossistemas e promovendo a sustentabilidade dos empreendimentos hidráulicos.
Serviço: Avaliação de Impacte Ambiental
Localização: Ilha de S. Vicente
Cliente BIOTA: ProCME
Cliente Final: ProCME
Data de Início: Agosto 2024
Data de Conclusão: Setembro 2024
Descrição do projeto: No âmbito de um plano de gestão ambiental e social para a implementação de uma central fotovoltaica, elaborou-se uma nota técnica sobre a presença da osga-de-parede de São Vicente (Tarentola substituta), uma espécie endémica e protegida de Cabo Verde, bem como sobre medidas de mitigação e minimização destinadas a compatibilizar a presença da infraestrutura de produção de energia com a ocorrência desta espécie.
Serviço: Avaliação de Impacte Ambiental
Cliente BIOTA: Sociedad Punta del Cobre S.A. (Pucobre)
Cliente Final: Sociedad Punta del Cobre S.A. (Pucobre)
Data de Início: Agosto 2024
Data de Conclusão: Agosto 2025
Descrição do projeto: O projeto teve como objetivo apoiar a mina de cobre El Espino (Chile central) através da realização de uma Avaliação de Habitat Crítico (CHA) e da elaboração de um Plano de Ação para a Biodiversidade (BAP), em conformidade com o padrão IFC PS6. Pretendeu identificar habitats e espécies sensíveis, avaliar os impactos potenciais e propor medidas de mitigação, compensação, restauro e monitorização, assegurando a conservação da biodiversidade local e a redução dos riscos ambientais associados ao desenvolvimento do projeto mineiro.
Serviço: Conservação e Gestão
Localização: Cádiz
Cliente BIOTA: CH2MHill
Cliente Final: Confidencial
Data de Início: Setembro 2015
Data de Conclusão: Fevereiro 2016
Descrição do projeto: O protocolo para espécies protegidas foi desenvolvido para o camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon). O principal objetivo deste protocolo é fornecer orientações para evitar ou minimizar impactes sobre o camaleão-comum durante trabalhos de construção realizados nos seus habitats na área de estudo. As Diretrizes de Paisagismo sintetizam considerações de paisagismo ambientalmente benéficas e identificam plantas nativas e plantas não nativas, não invasoras, recomendadas para utilização na área de estudo. Estas diretrizes serão distribuídas como recomendações a serem aplicadas por gestores de projeto, apoiando a seleção adequada de espécies em futuros projetos que incluam componentes de paisagismo. As Diretrizes de Paisagismo incluem também alterações paisagísticas sugeridas para áreas em redor da área de estudo que se encontram maioritariamente ajardinadas com espécies não nativas. Esta abordagem pretende apoiar futuros projetos em que esteja prevista a substituição e/ou renovação do coberto vegetal e do paisagismo.
Serviço: Avaliação de Impacte Ambiental
Localização: Moatize (Maláui) e Nacala (Moçambique)
Cliente BIOTA: COBA - Consultores de Engenharia e Ambiente, SA.
Data de Início: Março 2010
Data de Conclusão: Janeiro 2011
Descrição do projeto: A linha férrea objeto do Estudo de Impacte Ambiental incluiu a construção do troço Este, entre Lirangwe (Maláui) e a fronteira com Moçambique, e a reabilitação do troço Oeste, entre a fronteira de Moçambique e Lilongwe (Maláui). A caracterização ecológica foi realizada com base na recolha de dados primários (trabalho de campo direcionado à flora e aos grupos faunísticos de vertebrados) e na compilação de dados secundários (bibliografia) sobre estas componentes, bem como sobre a biota aquática.
Serviço: Monitorização da Biodiversidade
Localização: Cabo Delgado
Cliente BIOTA: CONSULTEC – Consultores Associados, Lda.
Cliente Final: ENI
Data de Início: Março 2021
Data de Conclusão: Em curso
Componentes: Cetáceos, peixes, aves marinhas e tartarugas.
Descrição do projeto: Campanhas offshore de monitorização de cetáceos, grandes peixes, tartarugas marinhas e aves marinhas, com o objetivo de avaliar os impactes das diferentes fases do Projeto Coral South – Floating Liquefied Natural Gas. A monitorização decorre anualmente desde março de 2021, passando a uma frequência bianual a partir de 2023.
Serviço: Monitorização da Biodiversidade
Localização: Cabo Delgado
Cliente BIOTA: CONSULTEC – Consultores Associados, Lda.
Cliente Final: Mozambique Rovuma Venture
Data de Início: Outubro 2018
Data de Conclusão: Em curso
Descrição do projeto: Desenvolvimento de um Plano de Ação para a Biodiversidade (BAP) da tartaruga-de-pente, com o objetivo de assegurar um Ganho Líquido para a espécie no âmbito do Projeto Coral South Floating Liquefied Natural Gas. O plano foi elaborado para identificar prioridades para a conservação da tartaruga-de-pente e fornecer uma abordagem de implementação, monitorização e avaliação para a concretização desse Ganho Líquido para a espécie.
Serviço: Avaliação de Impacte Ambiental
Localização: Palma, Província de Cabo DElgado
Cliente BIOTA: CH2MHILL
Cliente Final: Eni
Data de Início: Junho 2014
Data de Conclusão: Agosto 2015
Descrição do projeto: Inventário de campo da flora e fauna, abrangendo as seguintes comunidades: vegetação e habitats, invertebrados terrestres, ictiofauna, anfíbios, répteis, bem como aves e mamíferos marinhos e terrestres. Os métodos de amostragem incluíram levantamentos com armadilhas fotográficas, armadilhas pitfall, armadilhas Tomahawk, gravações de ultrassons de morcegos e transectos diurnos e noturnos. Os serviços dos ecossistemas também foram avaliados.
Serviço: Avaliação de Impacte Ambiental
Localização: Província de Gaza
Cliente BIOTA: Consultec - Consultores Associados, Lda.
Cliente Final: Electricidade de Moçambique, E.P.
Data de Início: Fevereiro 2021
Data de Conclusão: Outubro 2021
Descrição do projeto: A BIOTA desenvolveu a componente de biodiversidade e serviços de ecossistemas e a Análise Habitats Críticos de acordo com o Padrão de Desempenho 6 do IFC, no âmbito do Estudo de Impacte Ambiental e Social. A linha de Transmissão de Energia de 275 kv desenvolve-se entre as substações de Chibuto-Dzimbene percorrendo 67 km na Província de Gaza.
ABC-Apoio de Base à Criatividade
Convento de São Miguel das Gaeiras
2510-718 Gaeiras
Portugal
Rua Carlos Ramos, n.º 9 A
Urbanização Jardim da Amoreira
2620-529 Ramada
Portugal