A monitorização de espécies é fundamental para avaliar desvios face aos impactes previstos do projeto e a eficácia das medidas de mitigação propostas. A BIOTA implementa programas de monitorização para várias espécies ou grupos de espécies (terrestres, aquáticas ou marinhas), recorrendo a técnicas diversificadas e adaptadas às necessidades específicas de cada espécie e projeto, em conformidade com as orientações nacionais e internacionais.
Localização: Região Norte (municípios de Boticas, Cabeceiras de Basto, Chaves, Ribeira de Pena and Vila Pouca de Aguiar )
Cliente BIOTA: Biosfera Consultoría Medioambiental, S.L
Cliente Final: Iberdrola
Data de Início: 2016
Data de Conclusão: 2023
Componentes: Flora e habitats, morcegos, mamíferos, ictiofauna e mexilhões de água doce.
Descrição do projeto: Desenvolvimento de Programas de Monitorização relacionados com os aproveitamentos hidroelétricos de Gouvães, Alto Tâmega e Daivões, incluindo as infraestruturas associadas. Os componentes monitorizados abrangeram flora e habitats, mexilhões de água doce, insetos, peixes, anfíbios, répteis, mamíferos terrestres e morcegos. No âmbito das Medidas de Minimização e Compensação, a BIOTA coordenou a translocação de mexilhões de água doce e participou na implementação de medidas dirigidas às comunidades piscícolas, bem como à toupeira-de-água.
Localização: Cabo Delgado
Cliente BIOTA: CONSULTEC – Consultores Associados, Lda.
Cliente Final: ENI
Data de Início: Março 2021
Data de Conclusão: Em curso
Componentes: Cetáceos, peixes, aves marinhas e tartarugas.
Descrição do projeto: Campanhas offshore de monitorização de cetáceos, grandes peixes, tartarugas marinhas e aves marinhas, com o objetivo de avaliar os impactes das diferentes fases do Projeto Coral South – Floating Liquefied Natural Gas. A monitorização decorre anualmente desde março de 2021, passando a uma frequência bianual a partir de 2023.
Localização: Cabo Delgado
Cliente BIOTA: CONSULTEC – Consultores Associados, Lda.
Cliente Final: Mozambique Rovuma Venture
Data de Início: Outubro 2018
Data de Conclusão: Em curso
Descrição do projeto: Desenvolvimento de um Plano de Ação para a Biodiversidade (BAP) da tartaruga-de-pente, com o objetivo de assegurar um Ganho Líquido para a espécie no âmbito do Projeto Coral South Floating Liquefied Natural Gas. O plano foi elaborado para identificar prioridades para a conservação da tartaruga-de-pente e fornecer uma abordagem de implementação, monitorização e avaliação para a concretização desse Ganho Líquido para a espécie.
Localização: Região Norte (municípios de Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Miranda do Douro)
Cliente BIOTA: Matos, Fonseca & Associados
Cliente Final: Malhada Green, S.A.
Data de Início: 2025
Data de Conclusão: Em curso
Descrição do projeto: Realização da monitorização do Ano 0 de Lobo-ibérico, através da realização de transetos de prospeção de indícios de presença (e.g. dejetos, pegadas), realização de de pontos de deteção acústica e visual e realização de armadilhagem fotográfica.
Localização: Região Norte (municípios de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Vila Verde)
Cliente BIOTA: EDP Produção
Cliente Final: EDP Produção
Data de Início: 2024
Data de Conclusão: Em curso
Descrição do projeto: Realização da monitorização do Ano 0 de Flora, Vegetação e Habitats. Utilização de parcelas de inventariação de espécies e habitats para estabelecimento da situação de referência.
ABC-Apoio de Base à Criatividade
Convento de São Miguel das Gaeiras
2510-718 Gaeiras
Portugal
Rua Carlos Ramos, n.º 9 A
Urbanização Jardim da Amoreira
2620-529 Ramada
Portugal